A certificação nacional com o Selo Esmeralda pela qualificação da Atenção Básica nos cuidados com pacientes respiratórios foi concedida a Caxias do Sul na última semana. O reconhecimento, recebido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), integra o Programa Abraçar, com o qual o município firmou convênio em 2022. O selo é concedido às cidades que alcançam pelo menos 80% dos critérios estabelecidos pelo programa.
O reconhecimento a Caxias do Sul é resultado de diversas ações implementadas, entre elas o mapeamento da jornada do paciente com sintomas de doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e fibroses pulmonares, a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria, a execução das ações previstas no Plano de Trabalho do programa e a capacitação das equipes da Atenção Primária em doenças respiratórias.
O Município também estruturou o fluxo para solicitação de espirometria, implantou a estratificação de risco após o exame e realiza o monitoramento mensal da fila de espera para esses atendimentos. Segundo a diretora da Atenção Primária da SMS, Juliana Argenta Calloni, diversas capacitações teóricas e práticas foram promovidas junto às equipes, incluindo atendimentos conjuntos entre médicos da Atenção Primária e pneumologistas do Centro Especializado de Saúde (CES).
O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, ressalta que a qualificação dos profissionais é fundamental para aprimorar o cuidado e fortalecer a prevenção. O foco é capacitar as equipes para um diagnóstico precoce.
O Programa Abraçar oferece consultoria técnica especializada e gratuita aos municípios, com foco na reorganização da jornada do paciente com doenças pulmonares, como DPOC, asma e doenças pulmonares intersticiais. Essas condições podem comprometer a capacidade respiratória e levar a óbito se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente. A iniciativa busca encurtar o tempo de atendimento, melhorar a qualidade do cuidado e reduzir custos com hospitalizações.


