No início desta semana será a vez dos moradores de Caxias do Sul, entre outras cidades, a começarem a receber ligações do IBGE para responder sobre os impactos das enchentes de 2024 em suas vidas.
Trata-se da sexta fase de coleta da Pesquisa Especial sobre o episódio climático no Rio Grande do Sul (PEERS), que ocorre pela primeira vez, em caráter experimental. A iniciativa visa entender como as pessoas foram afetadas no momento das enchentes no estado e, um ano depois, como está a vida delas.
O chefe do IBGE em Caxias do Sul, Claudemir Guielcer de For, informa que a pesquisa será realizada exclusivamente pelo telefone (21) 2142-0123. Além disso, pontua que é possível identificar a identidade dos entrevistadores. Ele pede que a população participe da ação.
Em Caxias do Sul, 1356 domicílios receberão o contato do IBGE. Já em todo o estado, mais de 30 mil domicílios, em 133 municípios afetados pela catástrofe, e com número telefônico cadastrado no Censo Demográfico de 2022, compõem a amostra da pesquisa. Os domicílios selecionados receberam uma carta sobre a participação na pesquisa, com o pedido de que os informantes salvem o número do IBGE na agenda de contatos e atendam a ligação. As informações serão coletadas diretamente em chamada telefônica para o celular dos informantes e têm sigilo garantido por lei.
Assim que o morador atender o telefonema, o agente do IBGE vai confirmar a identidade dessa pessoa e verificar se ela se enquadra ou não nos critérios para resposta. O informante necessita ter estado presente em algum momento no domicílio no período das enchentes, entre abril e maio de 2024, e ter ao menos 14 anos de idade.


