Um tornado atingiu o centro-sul do Paraná na tarde de sexta-feira (7), deixando ao menos cinco pessoas mortas e mais de 430 feridas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil. Até o momento, quatro mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais atingida, e uma em Guarapuava.
Em Rio Bonito do Iguaçu, cerca de 80% da área urbana foi destruída, de acordo com a Defesa Civil. Os ventos ultrapassaram 250 km/h, provocando um cenário de devastação: ruas cobertas por destroços, casas completamente destruídas e estruturas metálicas retorcidas. A cidade amanheceu neste sábado (8) sob escombros.
Um hospital de campanha foi montado para reforçar o atendimento, enquanto equipes seguem em busca de possíveis soterrados. O governador Ratinho Junior, que deve visitar a região ainda neste sábado, afirmou que o governo estadual está em alerta máximo, com a Defesa Civil e as forças de segurança totalmente mobilizadas.
Segundo levantamento da MetSul Meteorologia, o tornado de Rio Bonito do Iguaçu é o mais trágico registrado no Brasil nas últimas duas décadas, com o maior número de mortes desde o evento ocorrido pouco antes do Natal de 2003, na Serra Gaúcha. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno atingiu o nível EF3 na escala Fujita, que vai de 0 a 5, classificando o tornado como de forte intensidade.


