Caxias busca vencer o Ypiranga em Erechim após quase nove anos

31/07/2025
Matheus Maciel

O Caxias é o líder da Série C do Campeonato Brasileiro com 30 pontos e já está classificado para a próxima fase da competição. No próximo domingo(03), o compromisso é fora de casa, diante do Ypiranga. O Grená busca quebrar um tabu de quase nove anos sem vencer em Erechim. A última vitória foi no dia 05 de novembro de 2016, na conquista da Taça Larry Pinto de Faria.

Ao total de todos os confrontos, em Caxias do Sul e Erechim, os dois times se enfrentaram 69 vezes. São 21 vitórias do Caxias, 20 empates e 28 triunfos do Ypiranga. No Colosso da Lagoa, o Caxias enfrentou o Ypiranga em 28 oportunidades. São 4 vitórias do Grená, 9 empates e 15 vitórias do time mandante.

O último resultado positivo do time caxiense em Erechim foi no comando de Luiz Carlos Winck, pelo segundo jogo da final da Copa Larry Pinto de Faria. Neste segundo confronto, o Caxias precisava vencer para ficar com o título, após perder na ida, no Centenário, por 2 a 1.

Pelo jogo de volta, o Grená saiu atrás do marcador. Túlio Rennan, aos 03′, marcou para o time da casa. Léo Mineiro, de pênalti, aos 06′, empatou o jogo e nove minutos depois Diego Miranda virou. Mas o Ypiranga não desistiu, aos 35′ Maycon empatou. Porém, Diego Miranda aos 46 ainda do primeiro tempo fez o terceiro gol do Grená. O Caxias entrou em campo com: Marcelo Pitol; Gian, Leomar, Lacerda e Juliano Tatto; Baiano (David), Tinga, Rafael Chorão (Geninho) e Diego Miranda (Massari); Nicolas e Léo Mineiro (Esdras).

Depois do duelo de 2016, aconteceram mais cinco confrontos entre Ypiranga e Caxias em Erechim. Foram dois empates e três derrotas. No dia 11 de janeiro de 2017, um empate, em 0 a 0. Depois disso, aconteceram mais dois jogos em 2022 e duas derrotas do Caxias: 1 a 0, em amistoso, no dia 19 de janeiro, e 2 a 0, no dia 5 de março, pelo Gauchão. Em 2024, mais dois jogos, no dia 27 de janeiro, um empate, em 2 a 2, pela segunda rodada do Gaúcho.

O último duelo no Colosso da Lagoa, foi pela Série C, de 2024, no dia 07 de agosto, 1 a 0, para os mandantes, com gol de Zé Vitor. O time que entrou em campo tinha: Fabian Volpi; Marcelo, Alisson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba (Emerson Martins), Elyeser (Pedro Cuiabá), Galván (Zé Andrade) e Tomas Bastos (Peninha); Álvaro e Vitor Feijão (Gabriel Silva). Técnico era Gerson Gusmão.

Neste próximo domingo, às 19h, no estádio do canarinho, o Caxias busca mais uma vitória fora de casa na Série C para seguir com vantagem na liderança da competição e também quebrar o tabu diante do Ypiranga, em Erechim.

Informações retiradas do livro Almanaque S.E.R Caxias, dos autores Gustavo Côrtes, Jorge Roth e Rafael Rizzon.