Caxias do Sul decreta situação de emergência após perdas causadas por tempestade de granizo

Escrito em 06/12/2025
Jonatan Mombach

A Prefeitura de Caxias do Sul decretou situação de emergência nas áreas atingidas pela forte tempestade de granizo que caiu sobre o município na madrugada do dia 28 de novembro. A medida é valida por 180 dias e busca agilizar ações de resposta ao desastre e garantir acesso dos produtores rurais a possíveis recursos estaduais e federais.

O granizo, com pedras de gelo irregulares, atingiu diversas localidades do interior, entre elas São Valentim da 2ª Légua, Forqueta Baixa, Caravaggio, São Luiz, São Pedro da 3ª Légua, além de São Braz e Carapiaí, no distrito de Fazenda Souza. Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e da Emater, cerca de 100 propriedades tiveram suas plantações destruídas.

Os prejuízos passam de R$ 6,5 milhões, afetando principalmente pomares de pêssego, ameixa, uva e maçã que estavam em fase de desenvolvimento. Em muitos casos, a safra inteira foi perdida, como destaca o secretario da Agricultura, Rudimar Menegotto.

Com o decreto de emergência, o município passa a ter autorização para contratar bens e serviços sem a necessidade de licitação, agilizando o atendimento às famílias e propriedades afetadas. A medida também é um passo fundamental para que agricultores possam acessar programas de renegociação ou prorrogação de financiamentos — caso haja liberação por parte dos governos Federal e Estadual.

Ao todo, foram atingidos cerca de 260 hectares de produção agrícola, impactando diretamente cerca de 100 propriedades. O decreto segue agora para homologação estadual e federal. Enquanto isso, técnicos continuam acompanhando os produtores e elaborando laudos para avaliar a dimensão completa dos danos.

.