O Rio Grande do Sul alcançou, nos dez primeiros meses de 2025, o maior volume de contratações já registrado para o período na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e compilados pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) apontam 1.444.267 admissões entre janeiro e outubro.
O Estado somou 1.411.267 contratações e 1.333.314 desligamentos no acumulado do ano, resultando em um saldo positivo de 77.953 vagas formais. O setor de serviços liderou a geração de empregos, com 41.432 novos postos, seguido por indústria (22.674), comércio (6.162), construção (3.987) e agropecuária (3.698). Em outubro, o mercado apresentou estabilidade, com saldo negativo de 256 vagas — 131.669 admissões contra 131.925 demissões.
Em entrevista à Rádio Caxias, o diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, destacou que o desempenho reflete o bom momento da economia gaúcha. Segundo ele, o Estado vive “um dos melhores momentos de empregabilidade dos últimos anos”, impulsionado pela menor taxa de desemprego registrada no terceiro trimestre. Scorsatto também reforçou que o Rio Grande do Sul ultrapassou 2,9 milhões de trabalhadores empregados, o maior nível desde 2012, e que as agências FGTAS/Sine mantêm cerca de 10 mil vagas abertas diariamente, principalmente em serviços, indústria e comércio.
A Serra Gaúcha, com destaque para Caxias do Sul, segue entre as regiões que mais contratam, atrás apenas da Região Metropolitana. Nesta época do ano, cresce a oferta de vagas temporárias no comércio e na indústria. Além disso, a demanda por trabalhadores deve aumentar a partir de dezembro com o início das atividades sazonais do agronegócio, especialmente a colheita da uva, seguida pela colheita da maçã no início do ano em municípios como São José dos Ausentes e Vacaria.
Scorsatto afirma que a meta é manter o ritmo de geração de empregos: “Seguimos trabalhando para ampliar oportunidades e garantir que todos os gaúchos tenham acesso ao mercado de trabalho”, destacou.


