Especialista em Direito Tributário alerta para primeiras mudanças da Reforma Tributária a partir de 2026

Escrito em 05/12/2025
Diego Pereira

A partir do dia 1º de janeiro, começam a valer as primeiras mudanças da Reforma Tributária, aprovada em 2023 e regulamentada ao longo dos dois últimos anos. Serão transformações profundas que ocorrerão até 2033, quando está previsto o fim da transição para o novo modelo.

O advogado e especialista em Direito Tributário, Felipe Medeiros, em entrevista ao Jornal da Caxias, comentou que ao que parece as empresas não estão atentas as essas mudanças. Acrescentou que a partir do próximo ano as notas fiscais terão que ser adaptadas dentro de um processo de mudança estrutural que vai trazer grandes desafios não apenas no setor contábil, mas para a área de compras das empresas.

Ele alertou que nem tudo ficará a cargo dos contadores e que a transição do sistema dará mais trabalho inicialmente até implantação completa a partir de 2033.

O especialista explicou que será preciso ter atenção para o código dos produtos que poderão sofrer com tributação diferente conforme o município de origem. Nesse sentido, apontou a necessidade de auditar os fornecedores, que poderão diminuir consideravelmente para deixar o processo menos complexo.

O advogado ainda ponderou que as empresas precisarão executar, ou contratar terceiros, para atualização dos cadastros e assim, não correrem o risco de tributar errado e serem multados.

.