A construção de uma elevada entre os bairros Santa Lúcia e Monte Bérico, sobre a Rota do Sol, ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (13). Uma reunião envolvendo o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, o deputado estadual Elton Weber (PSD) e lideranças da comunidade avançaram nas discussões. O Governo Estadual encaminhou o pedido para que a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) elabore um estudo para construção da obra de arte na duplicação da RSC 453.
A comunidade está envolvida desde que o projeto apontou para retirada do sistema semafórico, com a instalação de uma rotatória alongada. A concessionária aponta que este sistema sustentaria o fluxo para os próximos 20 anos, mas os moradores contestaram e apontam para a falta de segurança para acessar e deixar a localidade de Monte Bérico. Uma das lideranças dos moradores, Nádia Mendes, aponta que agora é preciso aguardar 60 dias para que a CSG entregue o estudo ao Daer. Enquanto isso, ela reforça a busca por mais apoios para que a elevada possa virar realidade.
O deputado estadual Elton Weber destaca que recebeu o pedido da comunidade para buscar essa agenda direta com o Governo do Estado. Ele entende que o movimento da Rota do Sol não condiz com as alças alongadas e espera uma resposta positiva da concessionária para que esta obra possa acontecer.
A Secretaria da Reconstrução Gaúcha não quis se manifestar neste momento. Em audiência pública realizada durante o mês de maio, o presidente da CSG, Ricardo Peres, afirmou que a concessionária apenas executa aquilo que está acordado com o Governo. Até por isso, uma mudança do projeto dependeria exclusivamente do executivo, que é o poder concedente.