Advogada informa sobre mudanças nas regras de aposentadoria e alerta sobre os perigos de golpes

Escrito em 02/02/2026
Diego Pereira

A advogada previdenciária Ciane Meneguzzi, em entrevista ao Jornal da Caxias, informou sobre os procedimentos e mudanças na previdência e fez um alerta sobre os golpes que envolvem os aposentados.

A profissional explicou que a Reforma da Previdência em 2019 estipulou um escalonamento das regras a cada ano. Completou que a partir de 2032 a aposentadoria será por idade.

De acordo com ela, atualmente a principal regra é que a mulher precisa de 93 pontos e o homem de 103 para conseguir o benefício. Os pontos são a soma do tempo de contribuição e da idade. Com a Reforma, existem algumas regras de transição e é preciso verificar junto aos profissionais a melhor para cada caso.

Por uma questão cultural, Ciane também comentou que a nova geração prefere mais ser autônoma do que ser CLT. Contudo, ela lembrou que os MEIs não somam o tempo com o registro na Carteira de Trabalho.

A advogada ainda explicou que as revisões nas aposentadorias são feitas quando houve erros na hora de encaminhar o benefício, com a falta de informações. Já sobre a prova de vida ela orientou que os aposentados façam o procedimento por meio do app INSS via biometria ou reconhecimento facial. Legislação vigente determina que todos os cadastros precisam ser atualizados até o dia 20 de março.

Ela alertou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não entra em contato e é preciso ficar atento para não cair em golpes. Em caso de dúvidas, o Instituto deve ser acionado pelo 135.

Por fim, Ciane orienta que por volta dos 40 anos se busque um advogado para fazer um estudo do planejamento previdenciário.

.