O Programa Infância Melhor (PIM) de Caxias do Sul receberá um aporte de R$ 1,1 milhão a partir de 2026, aprovado pela plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). O recurso, proveniente do fundo do Conselho, foi articulado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria da Educação (Smed) e a Fundação de Assistência Social (FAS).
A verba garante a continuidade do programa, cuja manutenção estava ameaçada, e possibilitará a aplicação dos recursos por um ano. O investimento também permitirá ampliar a equipe, os atuais 12 estagiários serão substituídos por 20 profissionais contratados. Com isso, o município poderá realizar 256 atendimentos domiciliares mensais a gestantes e famílias com crianças na primeira infância.
O diretor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Everson Furtado, salienta que o repasse será fundamental para qualificar a estrutura, ampliar a capacidade de atendimentos e valorizar os trabalhadores. Ele destaca ainda que a articulação entre as pastas é essencial para que os programas avancem e os recursos sejam melhor aproveitados.
Criado pelo Governo do Estado em 2003 e implementado no município em 2006, o PIM realiza visitas semanais que fortalecem vínculos familiares e atuam na prevenção de riscos sociais e de saúde. O Comdica reforça que a primeira infância é prioridade na destinação de recursos desde 2016, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).