Completando um ano em novembro de 2025, o mutirão da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul para revisão dos cadastros de Bolsa Família continua checando a veracidade das informações que foram prestadas quando da realização dos cadastros ou, como acontece em algumas situações, constata que a realidade financeira do núcleo familiar sofreu alterações.
De janeiro a novembro, as equipes realizaram 3.138 visitas domiciliares, resultando no cancelamento ou bloqueio de 619 cadastros por inconsistência nos dados, pessoas ou famílias que não residem mais no município ou núcleos familiares com renda por pessoa acima dos limites do programa.
O diretor de Benefícios Assistenciais e Transferência de Rendas, que é a diretoria responsável pelo Cadastro Único no município, Rafael Zucco, explica como são feitas as avaliações.
O mutirão não apenas atualiza os cadastros, mas possibilita que as pessoas com direito ao programa sejam inscritas no Cadastro Único. Além disso, o número de pessoas inscritas no Cadastro Único caiu de 84.744 em dezembro de 2024 para 74.497, uma redução de 10.247 pessoas ou 13,75%.